21/05/2013

Cottage Caseiro Zero Gordura

Cansei de pagar 15 reais num potinho de cottage, além de ser super difícil achar um zero!!! Dpois desse aqui, nunca mais comprei!!!!

INGREDIENTES:
 (1) Para cada litro de leite desnatado use 1 pote de iogurte desnatado e 3 colheres de sopa de vinagre de maça.

 (2) leve o leite oa fogo. Quando começar a ferver (Eu espero começar a fazer bolhas. Pode ficar bem quente, mas não borbulhando), apague o fogo e misture o iogurte. Depois de bem dissolvido, acrescente o vinagre e mexa bem. Ele já deve ficar assim como na foto 2. Caso não fique acrescente mais uma colher se vinagre. DETALHE: uma vez fiz com o leite da marca Carrefour e não ficou assim, ele demorou e ficou sem os gruminhos do cottage. Mas não é perdido, vira um creme de ricota no final.

(3) deixe descansar na panela mesmo por cerca de uma hora e coloque para dessorar. Ele já deve estar bem separado do soro, como na foto 3.

(4) eu uso um coador de pano, daqueles de fazer café (comprei justamente para essas receitas), mas pode usar um pano beeem limpo sobre uma peneira grande ou escorredouro de macarrão. Deixe escorrer por mais ou menos uma hora.

 DICAS:
Se você quiser uma ricota, deixe dessorando por cerca de 4 horas. Ele fica em ponto de corte.

Se quiser um creme de ricota, e não um cottage, coloque menos vinagre!! Ele fica sem os gruminhos, numa textura mais pastosa,

(5) retire do coador e tempere à gosto. Eu geralmente uso sal, alho torrado, orégano, salsa, pimenta do reino ou pimenta calabresa.. Pode usar o gosto e a imaginação!!!


7 comentários:

  1. Oi Re achei que ficou com gosto de vinagre muito forte, será que se eu colocar menos vinagre funciona igual???

    Beijossss

    ResponderExcluir
  2. Vou tentar fazer..... Adorei a dica... Bjs
    Carla

    ResponderExcluir
  3. Experimente qualhar o leite com limão, funciona e não dá tanto gosto quanto o vinagre.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Fiz hj sua receita e ficou perfeita. Amei valew pela dica afinal de contas estaremos economizando. Hj é meu primeiro dia de ataque.

    ResponderExcluir